Life is poetry

By 2:08 PM

Ontem conversava com uma amiga sobre as vantagens em ser professor.
Por 6 horas, diariamente, fico a mercĂȘ dos alunos no local em que trabalho...e apesar de eu ter os alunos regulares, que me visitam semanalmente, hĂĄ tambĂ©m os novos, cujos olhos ainda brilham com a ansia de ver o que estĂĄ por detrĂĄs da porta que acabaram de abrir.

Embora possa ser um trabalho cansativo, conhecemos centenas de pessoas todas as semanas. HĂĄ aquele jovem rapaz, prestes a completar seus 18 anos, a mente repleta de sonhos, planos. Ele te observa com um olhar cauteloso, inquisitivo e por vĂĄrias vezes desvia o olhar, como se vc fosse um mestre ascenso e possuĂ­se o segredo do universo nas mangas, apenas por ser professor.

Hå os senhores, jå beirando seus 60 anos, que estão ali apenas pelo prazer de poder compartilhar as milhares de histórias de suas longas jornadas, os olhos såbios, profundos, com expressÔes cansadas, que marcam cada trecho de suas vidas. São aulas que passam em um piscar de olhos e ao fim delas, nos sentimos extasiados, com sede de vida.

As crianças...ah, as crianças. Muitos professores as detestam, pelo simples fato de que é impossível controlå-las. Eu as adoro, elas emanam felicidade, vida, aquele olhar curioso com o qual elas te olham e esperam que vc tire a mascara da "seriedade" e embarque com elas em seus mundinhos de ilusÔes. Por uma hora eu faço uma regressão no tempo, e me deixo levar por aqueles olhinhos inocentes e manipuladores.

HĂĄ os casais, que resolvem iniciar um capĂ­tulo de suas vidas juntos. Essas aulas tendem a ser complicadas, pois hĂĄ sempre o que absorve mais do que o outro. Mas, as vezes, enquanto eles leem um texto, os observo em silencio. Os risos emudecidos, um cutucar com a caneta ao notar que entenderam uma palavra errada, a troca de olhares cheio de paixĂŁo ao fim de cada paragrafo.

Ser professor nem sempre é o emprego dos nossos sonhos. Mas é também poesia.

You Might Also Like

2 comments