Ser macho é...

By 4:10 AM

O que determina a virilidade de um homem? Ou melhor dizendo, que tipos de atitudes podem nos assegurar de que um homem é realmente "macho"?

Muitos acham que ser popular, chavecador, pegador e entre outros é o que basta pra um homem ser rotulado como macho. Mas na minha opinião, um macho não é aquele que é musculoso, bonitão, que vai a uma balada e pega 5 em uma noite ou que namora uma menina que é apaixonada por ele e a trai nas horas vagas.

Macho é o homem que primeiramente sabe admitir suas fraquezas, que sabe olhar uma mulher nos olhos e dizer "Eu tenho medo". Não há nada mais viril do que não ser viril, do que poder demonstrar que por detrás de toda aquela segurança - muitas vezes falsificada - há uma pessoa normal. Que sofre, chora e teme a vida e as consequências que ela traz a cada escolha. Saber se abrir é um dos sinais mais fortes de virilidade, mas que infelizmente, poucos tem. É muito mais fácil se esconder por debaixo de uma armadura e bancar o forte, o seguro, o superior e mais do que isso, é sempre melhor fugir dos problemas, procurar soluções em outros lugares que no fim nada mais são do que uma falsa idéia de uma felicidade que não existe. É muito mais fácil viver uma vida de sexo casual, sem compromisso, uma vida que vc sabe que nunca lhe causará problemas, a não ser o questionamento "com quem sairei no próximo fim de semana?". A maioria das pessoas optam por isso a terem que encarar a batalha infinita que é uma vida a dois. Onde centenas de problemas existem, sejam eles pequenos ou de uma dimensão estratosférica.

Ser macho é estar ciente que apesar de toda as mudanças que vêm ocorrendo no decorrer dos anos, a mulher ainda é frágil e precisa de vc muito mais do que vc precisa dela. Mulheres gostam de demonstrações de afeto, e quando digo isso, não me refiro apenas a palavras, mas também a atitudes que as farão ter certeza de que vc a quer ao seu lado. É saber o quanto ela adora pipoca com manteiga e quando forem ao cinema, comprar pra ela, mesmo que isso lhe custe toda a paciência e o começo do filme que vc queria assistir. É vê-la gargalhando durante as duas horas daquele filme que vc odeia e sentir todo o ódio se esvaindo a cada vez que ela enxuga as lágrimas de tanto rir.  É saber que ela é chocolatra e presenteá-la com um bombom de vez em quando. É não querer viver na rotina e planejar algo legal pra um final de semana que a fará sorrir ou então, simplesmente carregar as malas dela até o carro quando ela for embora, porque é importante pra vc fazê-la sentir-se bem, mesmo que sejam com coisas que vc julgue estúpidas. Ser macho é saber ceder, é saber que todos tem necessidades diferentes, que enquanto homens precisam de sexo como combustível pra se sentirem bem, as mulheres precisam de companheirismo, de segurança, de alguém que esteja realmente lá quando elas precisarem e que não seja apenas um status.

Ser macho é não trair, é saber que vivemos em um mundo em que a promiscuidade está em todas as esquinas e mesmo assim ter plena convicção de que o sorriso dela é único e que nem mesmo uma noitada com a mulher mais gostosa do bairro substituirá isso. É conseguir dizer não a tentação, pois ouvir aquela voz rouca e doce no fim do dia, é o que realmente importa. Ou quando a vida entre os dois não anda as mil maravilhas, ter força o bastante para resolver os problemas e não procurar a saída mais fácil nos casos antigos que ainda estavam gravados na agenda do celular e mesmo diante de um problema sem solução, ter a decência de colocar um fim em tudo antes de cair nos braços de outra. Mas, a maioria das pessoas não querem trocar o certo pelo duvidoso, todos já passaram pela experiência e sabem o quanto é sofrido abrir mão de alguém, mesmo se tratando de um relacionamento aos frangalhos, então, as pessoas preferem sair por aí curtindo, testando o mundo novo e caso apareça algo interessante, a anterior é jogada as traças, caso contrário, dá-se início à uma vida dupla.

Ser macho não é se achar melhor do que todo mundo, não é se achar o dono da verdade e tampouco viver em um mundo achando que só seu umbigo importa. Ser macho é saber que todos somos seres humanos repletos de defeitos e que assim como os outros, vc também faz um monte de cagadas. Porém, é muito mais prazeroso bancar o Deus, mesmo que vc saiba que tudo o que diz não condiz com a realidade que se passa dentro de vc. Todos sabem das suas imperfeições, mas só quem é realmente macho não se importa com o que os outros pensarão se descobrirem que aquele "Deus grego" na realidade não passa de um homem comum, como centenas de outros por aí.

Ser macho é não mentir, é saber dizer a verdade mesmo que a reação não seja de puro deleite. As pessoas geralmente odeiam confrontos, e dizer a verdade é a atitude que mais nos coloca em situações complicadas e cheias de questionamentos, então, no intuito de evitar desconfortos, utiliza-se da mentira. Mas a mentira é pros fracos, que sempre escolhem as ferramentas fáceis pra se verem livres de qualquer desagrado. Macho abre o jogo, diz que não gosta quando não gosta, que não quer quando realmente não quer, diz aonde vai sem enrolação e não o faz porque é "controlado", mas sim porque ele é realmente um homem, que joga limpo, doa a quem doer.

Ser macho é não desistir ao primeiro sinal de que tudo pode desabar. É ter coragem de admitir que errou e tentar ser alguém melhor, pra si mesmo e para os outros, sempre sabendo suas limitações. Ser macho não é contar a alguém que pensou em fazer uma surpresa, é realmente fazê-la, mesmo quando o medo te consome. Macho tem medo e não deixa que o medo o tenha, ele luta até o último suspiro. Senta em seu cavalo e anúncia aos seus soldados as estratégias que serão adotadas na batalha, e não as lista apenas como coisas que ele iria fazer e não fez por temer uma provável derrota.

Ser macho é saber que nem todas as mulheres são iguais. Que no mundo de hoje, tudo é muito mais fácil e acessível do que antigamente, mas que nem por isso todas devem ser tratadas como meros "objetos". Há mulheres e mulheres. E ainda existem milhares que valem a pena, que se valorizam, que estão esperando por um macho de verdade que a corteje e a mostre que os homens também, não são todos iguais.

Sempre falam tanto das mulheres por aí, que somos isso e aquilo. Mas será que não somos assim porque na realidade faltam homens de verdade no mundo e menos desses que só mostram ser algo que na realidade não são? É algo pra se pensar.

You Might Also Like

6 comments